Domingo, 1 de Junho de 2008

BioWeek

Olá! Após esta longa ausência, estamos (novamente) de volta. E justificamos esta prolongada inactividade no blog com uma carga de trabalho super complicada de gerir.

 

Ainda que não vos tenhamos mantido a par do que se foi fazendo... serve o presente post para vos dar a conhecer aquilo em que tanto tempo investimos, aquilo por que tanto lutámos, aquilo por que tanto chateámos este ou aquele colaborador, etc.

 

A BioWeek.

 

A nossa semana interactiva para as crianças de Massamá está, finalmente, pronta. Calendários, tarefas, actividades, responsabilidades de cada um... está tudo tratado. Sentimo-nos, agora, prontos para vos apresentar, definitívamente, o produto final do Projecto "Estufa".

 

O que é, então, a BioWeek?

 

A BioWeek será uma semana repleta de actividades para crianças (previamente inscritas) dos Colégios Colibri e Quinta dos Girassóis e da Escola E.B. 2 3 Massamá 2, no jardim da Quinta das Flores, situada em Massamá Norte. Estas actividades, que ocuparão tanto o interior como o exterior do jardim, serão coordenadas pelo grupo e por uma equipa de voluntários formada com o propósito de apoiar o projecto.
 
Através da análise da sua planificação será possível ter uma melhor noção daquilo que se trata. Depois disso, passar-se-á então à explicação detalhada dos seus objectivos concretos.
 
Passamos então a descrever detalhadamente cada uma das actividades constituintes da BioWeek. 
 
 
Visita Guiada
 
Na única actividade a realizar no interior da “Estufa”, será dada a conhecer aos mais novos a flora lá existente. Contudo, o grupo teve em consideração que, sendo o público-alvo crianças, não se poderiam abordar alguns assuntos tão profundamente como por certo faríamos se a faixa etária dos visitantes fosse mais elevada. Assim, os pontos arquitectónicos e naturais mais interessantes serão visitados pelos alunos, intercalados com pequenas actividades interactivas e divertidas, com o intuito de evitar que os alunos fiquem saturados da visita.
 
As actividades acima referidas são as seguintes:
 
- Jogo dos Cheiros
 
Nesta actividade, será proposto aos alunos que identifiquem, através do uso do olfacto, diferentes substâncias presentes na Natureza e no seus dia-a-dia, tais como, a título de exemplo, café, canela, limão e cebola.
 
- Jogo do Tacto
 
À semelhança do Jogo dos Cheiros, neste jogo propor-se-á aos alunos que identifiquem e nomeiem diferentes objectos presentes no seu quotidiano e também na Natureza, de entre os quais podemos referir: relva, giz, arroz, farinha e plasticina.
 
 
Duração: 20 minutos (aproximadamente)
 
 
Cantinho Criativo
 
Por motivos logísticos, esta actividade será realizada nos canteiros situados no espaço envolvente da “Estufa”.
 
Tal como o nome sugere, esta será uma actividade onde as crianças terão espaço para darem asas à imaginação, neste caso, através de expressão plástica. Ser-lhes-ão dadas tintas e azulejos, para pintarem a seu bel-prazer e cujos azulejos, num futuro bastante próximo, servirão para cobrir a parede Norte da “Estufa”, que se encontra actualmente danificada e vandalizada.
 
De todos os azulejos pintados, o grupo escolherá os 3 melhores (um de cada escola participante), oferecendo aos respectivos autores uma t-shirt alusiva à sua vitória no concurso e à escola um “Dicionário Houaiss de Sinónimos e Antónimos”, do Círculo de Leitores.
 
 
Sendo o objectivo do grupo a divulgação da “Estufa” à comunidade, achou-se que o facto de essa parede ter sido melhorada com intervenção das crianças seria um ponto bastante importante no que diz respeito à presença de novos visitantes.
 
Duração: 20 minutos (aproximadamente)
 
 
Jogo da Glória
 
O famoso jogo de tabuleiro à escala humana não poderia deixar de estar presente na BioWeek. Sendo um método bastante utilizado pelas várias áreas disciplinares para promover uma aprendizagem de forma mais divertida e acessível, o Jogo da Glória ajudará também o grupo a passar algumas mensagens importantes aos alunos participantes.
 
Este jogo será a “jóia da coroa” de toda a semana, demorando o dobro do tempo das restantes actividades. Nele, os alunos participarão num jogo de 3 equipas, em que ganha a que chegar mais rapidamente ao final do tabuleiro. Para o fazerem, serão postos à prova respondendo a perguntas sobre as matérias leccionadas nos seus anos lectivos e efectuando outro tipo de actividades mais interactivas como, por exemplo, a resolução de puzzles.
 
A equipa vencedora será premiada com um diploma alusivo à vitória e algumas guloseimas para cada aluno, de forma a aumentar a competitividade pelo primeiro lugar.
 
Duração: 40 minutos (aproximadamente)
 
 
História Educativa
 
De modo a proporcionar momentos mais tranquilos para alunos e respectivos professores, uma das actividades passa por ouvir uma história contada pelo professor Vítor Sezinando.
 
Esta estará, logicamente, relacionada com a Natureza. Embora não esteja ainda definida e delineada com rigor, será, certamente, cativante para todos, tal como as histórias a que o professor Vítor nos tem vindo a habituar.
 
Duração: 30 minutos (aproximadamente)
 
 
Concurso de Espantalhos
 
Para a participação neste concurso, propõe-se a cada turma participante a elaboração de um espantalho. Estes devem ser entregues à chegada da turma à “Estufa”. Todos os espantalhos serão aceites, não havendo qualquer exigência a nível de tamanho, forma, materiais utilizados, etc.
 
Contudo, o grupo achou por bem dar uma dica: os espantalhos feitos de materiais reciclados terão mais probabilidades de ganhar.
 
O prémio para o melhor espantalho de cada escola será uma visita de estudo às instalações do Jardim Botânico de Lisboa.
 
 
Esta actividade é facultativa.

 

sinto-me: Cansado
publicado por Tiago Silva às 14:59

link do post | comentar | favorito

► O Grupo!

► Procure aqui

 

► Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

► Ultimos Posts

BioWeek

A avaliação em falta...

Regresso !

Primavera!!!...na Estufa

Resultados dos Inquéritos

Ponto da situação

Uma Aventura na Vergílio ...

Trabalho, trabalho e mais...

O que tanto esperávamos!

E Quando o Inesperado Aco...

► Arquivos

Junho 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

► tags

todas as tags

► Links

blogs SAPO

► Indíce